sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Regras do Kubb!

Número de jogadores: 2 a 12 jogadores organizados em duas equipes.
Idade: A partir de 6 anos.
Material: 10 Kubbs (que são blocos de madeira de cerca de 7,5 x 7,5 x 15 cm),
seis bastões de madeira cilíndricos (cerca de 3 x 35 cm)
e um rei (um bloco de madeira de cerca de 8,5 x 8,5 x 40 cm).
Objetivo do jogo: Ser o primeiro time a derrubar todos os Kubbs do adversário e, depois, o rei. Ou não ser o time que derruba o rei antes da hora.

Disposição: Posicionar os kubbs em duas linhas paralelas com cinco kubbs cada. As linhas devem estar há oito metros de distância uma da outra e devem ter cinco metros de comprimento. O rei deve ficar no centro exato desse campo, entre as duas linhas. (como mostra a imagem)




Desenvolvimento do jogo: Cada equipe fica atrás de sua linha de kubbs, designa-se qual equipe deve começar com um disputa, cada equipe faz um lançamento do bastão para tentar acertá-lo o mais próximo possível do rei mas sem tocá-lo.
A equipe que colocar o bastão mais perto do rei começa seus lançamentos.
Cada equipe lança seis bastões por rodada com o objetivo de derrubar os kubbs que se encontram no campo do adversário.



ATENÇÃO! Não se pode lançar os bastões como "helicóptero"! O bastão deve ser lançado de baixo para cima e pode girar na vertical, NUNCA na horizontal. Caso um jogador lance dessa maneira a equipe perde um bastão até o final do jogo.

Após o final da jogada do time 1 o time 2 deve, antes de começar seus lançamentos, devolver os kubbs caídos ao campo do adversário. Ou seja, deve atirar os kubbs que o time 1 derrubou em seu campo para que estes fiquem no campo do adversário.

Depois que os kubbs foram devolvidos o time 1 deve levantá-los (para o lado que preferir, mas sem tirá-los do lugar). Se, por acaso dois ou três dos kubbs devolvidos se tocarem eles devem ser empilhados ao serem levantados, fazendo uma torre com até três kubbs. Outra situação possível é de o kubb devolvido não ficar no campo do adversário. Nesse caso o time pode atirar o kubb novamente, mas se o time cometer esse erro duas vezes com o mesmo kubb ele deve ser posicionado há uma distância de um bastão de lançamento atrás do rei.
Só então o time 2 pode começar seus lançamentos, como objetivo de derrubar antes os kubbs recém devolvidos para o campo do adversário para, depois, poder começar a derrubar os kubbs originais do campo adversário.
Toma-se como limite de lançamento de bastões a linha imaginária formada pelo kubb mais próximo ao rei.
Após a jogada do time 2 o time 1 devolve todos os kubbs derrubados ("devolvidos" e originais) e então a jogada se repete.
O jogo termina quando uma equipe derruba todos os kubbs do campo do adversário e, na mesma jogada, derruba o rei.
Para derrubar o rei (assim como para devolver os kubbs) os lançamentos devem ser feito de trás da linha de kubbs originais.
Caso algum equipe derrube o rei na hora errada ou derrube todos os kubbs do adversário mas não tenha mais bastões para atacar o rei a equipe adversário vence automaticamente.

Crédito das imagens por: dyers.org

2 comentários:

  1. buena energias brazil, suerte en el comienzo de la popularización de este gran juego !!!!
    saludos y ojala pronto organisemos un campeonato Latinoamericano.
    ya pienso qeu esta Ivan metido por ahi dentro..

    saludazzazzos desde Chile !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, onde encontro para comprar?

    ResponderExcluir